sexta-feira, 22 de maio de 2009

pesquisa - rúinas da unb


Teste com Nicolas Behr montando as letrinhas

A pesquisa

Amigos, finalmente rodamos o Braxília!! Foram quatro dias intensos, de muito trabalho, entre 14 e 17 de maio. Apesar do pouco tempo, acho que conseguimos fazer um belo trabalho de percepção e investigação da cidade, guiados pela poesia do Nicolas Behr. Agora que as filmagens passaram, vou conseguir postar aqui algumas fotos do nosso processo de reconstrução de Braxília :)

Começo pelas pesquisas na pré-produção. Bom, na verdade foram quase cinco anos de pesquisa, desde a primeira versão do projeto láááá atrás, nos tempos de graduação. A busca por perceber em que cantos de Brasília se esconde Braxília - a reinvenção da reinvenção, a cidade poética criada pelo Niki - se intensificou algumas semanas antes das filmagens, com as visitas às locações e muitas decisões a serem tomadas. Essa foto aqui do lado foi lá nas ruínas da UnB, com as letrinhas do "Brasilíada". Essa locação foi um achado do nosso arqueólogo Nicolas! Lá rodamos a seqüência mais onírica do filme, para mim, em que o poeta pôde descer a escada rumo às suas memórias de infância e colocar a mão na terra, em busca dos vestígios da cidade...como entender tudo isso olhando apenas para os objetos - letrinhas? É preciso dar vazão a registros antigos, deixar falar o imaginário, a metáfora...mas sobre esse processo de sacralização diante do cronograma apertado eu quero falar com mais calma, acho que merece um post específico.

Ah, sim! A visita às ruínas, na pré-produção, me rendeu até um bicho-de-pé! Ou seria bicho-de-pré?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Quase lá!

Na semana que vem começam as filmagens do Braxília, meu primeiro curta. Teremos o privilégio de passear pela cidade inventada por Nicolas Behr, guiados pelo próprio poeta :)

Depois de quatro anos esperando pra ver esse projeto concretizado, nem consigo elaborar direito a mistura de sentimentos que passam cá por mim. Tanta coisa já aconteceu nesse intervalo! Meu próprio olhar diante da cidade mudou tanto desde que o projeto nasceu, lá na disciplina "Documentário", na UnB! Nesse tempo em que fiquei esperando a liberação da verba da Secretaria de Cultura, mudamos todos: Eu, o Nicolas, Brasília. Eu me formei, passei em concurso público, entrei no mestrado e, quando pela primeira vez relaxei e pensei que a verba não fosse sair nunca mais, ela saiu. Justamente quando eu estava no olho do furacão.

Cá estou, de férias do ministério para poder rodar, costurando com a equipe todas as imagens em que Brasília pode ser uma cidade qualquer. Vamos botar a poesia na rua!

Aos amigos que acompanharam a minha saga para realizar esse filme, agora é a hora do pensamento positivo, mais do que nunca! :)